
Será que vale a pena investir na poupança no 2º semestre de 2021?
É muito comum essa indagação, ainda mais tendo em vista que a poupança é uma das mais visadas pelos interessados em poupar dinheiro sem ter muita experiência/conhecimento das opções de investimentos disponíveis no mercado.

Para 2021 no entanto podemos antecipar que a poupança talvez não seja a melhor escolha a ser feita, por vários motivos:
A rentabilidade costuma acontecer somente depois de 1 ano, ou seja, se o investidor retirar o dinheiro antes de completar 1 ano, o rendimento não é garantido.
Se considerarmos o efeito da inflação sobre a rentabilidade da poupança, temos o rendimento real que pode acabar sendo negativo, logo, seria praticamente como colocar o seu dinheiro embaixo do colchão e deixar lá parado por 1 ano.
Claro que a poupança tem suas vantagens, por exemplo, o baixo risco de você perder seu dinheiro. Porém existem outros investimentos com risco tão baixo quanto a poupança, mas com uma rentabilidade real superior.
Mas antes de continuarmos, vamos voltar um pouco e entender...
O que é poupança?
Criada em 1861 por Dom Pedro II, a poupança é uma modalidade de conta bancária atrelada a um dos investimentos mais tradicionais do Brasil: a cardeneta de poupança.
É importante destacar que o termo "poupança" pode estar relacionado à conta poupança e à caderneta de poupança, diferentes, apesar de parecidos.
A cardeneta de poupança é um investimento de baixíssimo risco, controlado pelo governo federal para arrecadar recursos. Já a conta poupança é oferecida pelos bancos para que os correntistas possam aplicar na cardeneta.
Ou seja, a conta poupança é um intermediário entre os
correntistas dos bancos e a caderneta de poupança.
Como funciona o rendimento da poupança?
A poupança manteve a mesma regra de rendimento até 2012, que era de 0,5% mais o valor da Taxa Referencial (TR). Mas essa conta mudou há oito anos, quando ficou decidido que o rendimento da poupança seria baseado no valor da taxa Selic.
Quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% mais a TR; mas quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento é de apenas 70% da taxa mais a TR.
Por isso, o rendimento da poupança varia quando a S
elic aumenta ou diminui.
Para complicar, em um acordo entre instituições financeiras, a Taxa Referencial foi reduzida a zero no Brasil. Ou seja, ao deixar o dinheiro na caderneta, o investidor perde, em média, 30% em poder de compra.
A Selic é decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias. Em junho de 2021, ela ficou em 4,25%.
Nessa taxa, a caderneta de poupança rende 2,975% ao ano.
Investimentos com mais rentabilidade que a poupança
Existem, além da poupança, outros investimentos tão seguros quanto ela e com rentabildiade muito maior. Os CDBs e os títulos do Tesouro Direto são algumas das opções.
Alguns bancos digitais oferecem opções de guardar seu dinheiro com rendimento melhor que a poupança, podendo ser retirado a qualquer momento sem perder seu rendimento, diferente da poupança que você precisa deixar por 1 ano para não perder o rendimento.
Na prática, qualquer investimento que renda mais de 70% do CDI já rende mais do que a poupança.
Como objetivo da BM Expert Financial estamos trazendo conteúdos e soluções que ajudem a melhorar a educação financeira dos brasileiros. Você já conhece nossos algoritmos? Ainda não? Conheça agora clicando aqui.