Principais noticias 20/10/2021

Ibovespa futuro opera entre leves altas e baixas, com atenção aos riscos fiscais; juros DI voltam a subir



O Ibovespa futuro abriu os negócios desta quarta-feira (20) em queda depois do tombo do mercado acionário brasileiro nos negócios de ontem, mas amenizou as perdas e passou a operar entre perdas e ganhos.


Assim, se desenha uma sessão de cautela para o mercado, uma vez que os mesmos motivos que fizeram o índice à vista cair mais de 3% na véspera devem pautar os negócios da sessão de hoje. Nos últimos pregões, o Ibovespa tem se descolado do mercado internacional e agora a questão fiscal, que sempre rodeou a percepção dos investidores, ganha protagonismo.


Ainda que o anúncio do Auxílio Brasil tenha sido adiado, por enquanto sem data nova para acontecer, cresce o sentimento de que é só uma questão de tempo para o governo romper o teto dos gastos. Isso ficou claro para os investidores ontem, quando circulou a notícia de que parte do programa social que vai substituir o Bolsa Família deve ser financiado com a criação de um auxílio temporário, ao custo de cerca de R$ 50 bilhões.



Sendo assim, parte do Auxílio Brasil, seria pago dentro do teto de gastos e parte fora. Por ter duração delimitada, esse gasto não precisa, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de compensação.


Ministros disseram que o texto do programa de transferência de renda não ficou pronto a tempo. Porém, de acordo com apuração da Reuters, existem articulações entre a ala política e a equipe econômica para que o furo do teto dos gastos no Auxílio Brasil supere os R$ 30 bilhões, para acomodar emendas cobiçadas em ano eleitoral. Teria sido esse o real motivo para que o anúncio do programa fosse adiado.


Opinião: O fim do teto de gastos

Auxílio Brasil fora do teto reforça percepção de crescimento baixo e juros mais altos

O mercado também poderá repercutir desdobramentos do relatório final da CPI da Covid, que será apresentado agora de manhã. À tarde, está prevista a reunião na comissão especial da Câmara sobre a PEC dos precatórios, que foi adiada de ontem para hoje. No encontro, os parlamentares devem discutir e votar o parecer sobre o projeto.

Às 9h12 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em dezembro de 2021 tinha variação positiva de 0,03% aos 112.145 pontos.